top of page

O que está dentro está fora


A instalação Inside / Outside da artista plástica Angella Conte, mostrada no 12º Salão Paulista de Arte Contemporânea, discute bem mais do que a simples questão das relações entre elementos internos e externos a  uma casa. Essa instância talvez seja menos importante perante o instaurar de um olhar subversivo do mundo.
Os dois vídeos simultâneos trazem, por um lado, para a rua, ações do mundo privado, como ler o jornal sentado no sofá da sala, e levam ao cotidiano o universo da rua, como andar de guarda-chuva. Discutem o poder da arte de propor um novo olhar sobre elementos do dia-a-dia praticados pelo hábito, sem raciocínio.
Além disso, há uma seqüência de fotos tiradas de dentro da casa mostrando imagens da rua e a gravação de sons desse ambiente externo. A discussão dos limites está acompanhada de ma mescla de percepções, nas quais a capacidade de saber sentir, por qualquer um dos sentidos, é associada ao diálogo que cada um tem com o mundo.
O ato de ver cada instante do dia-a-dia num novo ambiente gera a necessidade de fazer cada nova ação com frescor. Os trabalhos a artista são um manifesto contra o piloto automático, um questionamento marcado pela poesia sobre a falta de atenção que se dá ao que se faz e a ausência de um pensamento denso sobre esse executar.
Angella Conte revela como a ação do mundo público na esfera privada ganha em mistério; e o ato banal, na dimensão do socialmente visível, gera desnudamento. O interior do ser humano, em ambas as situações, ganha a esfera do conhecido. É tirado o véu e introduzida a dúvida sobre como o cotidiano é grandioso em sua pequenez.


Oscar D’Ambrósio

Jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a
Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).

What’s inside is outside


Angella Conte is a visual arts artist and her installation Inside Outside was exhibited at the 12º Salão Paulista de Arte Contemporânea [12th Contemporary Art Salon of São Paulo]; she discusses much more than the simple issue of the relation between internal and external elements of a house. This instance may be perhaps less important, as a subversive look at the world is being launched.
On one hand, the two simultaneous videos bring actions of the private world to the street, such as reading the news sitting on the couch in a living-room, and take the universe of the street to the day-to-day, such as walking with an umbrella. They discuss the power of the art in proposing a new look on the day-to-day elements carried out by habit and without reasoning.
In addition, there is a sequence of photos taken inside the house, showing images of the street and the record of sounds from the external environment. The discussion of limits is accompanied by a mixture of perceptions that enable one to know how to feel, by any of the senses, associated to the dialogue that anyone maintains with the world.
The act of seeing each moment of the day-to-day in a new environment generates the need to do each new action afresh. The works of the artist are a manifesto against automatic procedures, a questioning marked by poetry on the lack of attention with which we regard what we are doing and the absence of a dense thinking on this performance.
Angella Conte reveals how the action of the public world on the private sphere grows into mystery; and the banal act, in the dimension of the socially visible, generates denudation. The inner part of the human being, in both situations, wins the sphere of that what is known. The veil is removed and the doubt is being installed instead, on how great the day-to-day is in its tininess.


Oscar D’Ambrosio

journalist and Master of Visual Arts at the Instituto de Artes of the UNESP [Art Institute of the State of São Paulo University], integrates the Associação Internacional de Críticos de Arte (AICABrazilian Section).

bottom of page