Please reload

O que está dentro está fora


A instalação Inside / Outside da artista plástica Angella Conte, mostrada no 12º Salão Paulista de Arte Contemporânea, discute bem mais do que a simples questão das relações entre elementos internos e externos a  uma casa. Essa instância talvez seja menos importante perante o instaurar de um olhar subversivo do mundo.
Os dois vídeos simultâneos trazem, por um lado, para a rua, ações do mundo privado, como ler o jornal sentado no sofá da sala, e levam ao cotidiano o universo da rua, como andar de guarda-chuva. Discutem o poder da arte de propor um novo olhar sobre elementos do dia-a-dia praticados pelo hábito, sem raciocínio.
Além disso, há uma seqüência de fotos tiradas de dentro da casa mostrando imagens da rua e a gravação de sons desse ambiente externo. A discussão dos limites está acompanhada de ma mescla de percepções, nas quais a capacidade de saber sentir, por qualquer um dos sentidos, é associada ao diálogo que cada um tem com o mundo.
O ato de ver cada instante do dia-a-dia num novo ambiente gera a necessidade de fazer cada nova ação com frescor. Os trabalhos a artista são um manifesto contra o piloto automático, um questionamento marcado pela poesia sobre a falta de atenção que se dá ao que se faz e a ausência de um pensamento denso sobre esse executar.
Angella Conte revela como a ação do mundo público na esfera privada ganha em mistério; e o ato banal, na dimensão do socialmente visível, gera desnudamento. O interior do ser humano, em ambas as situações, ganha a esfera do conhecido. É tirado o véu e introduzida a dúvida sobre como o cotidiano é grandioso em sua pequenez.


Oscar D’Ambrosio, jornalista e mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unesp, integra a
Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA- Seção Brasil).