top of page

Ainda Pulsa, no teu imenso respirar

Reencontro, vídeo de 2010 de Angella Conte, fala sobre o tão famoso encontro das águas -fenômeno comum em diversos rios mas muito marcante na bacia amazônica, em especial o que ocorre entre os rios Negro e Solimões, objeto da referida filmagem. Chama a atenção o fato de serem dois corpos d’água de natureza, temperatura, fluxo, turbidez, cor, sedimentos e mesmo seres vivos absolutamente distintos, que ao se fundirem se impregnam, tornando-se uma coisa só, e emprestando um para o outro sua singularidade. Nada será igual dali para
diante.
Como um rio, a poética de Angella Conte, caudalosa e torrencial como é, não se inicia repentinamente: é resultado de encontros, trocas, acúmulos e impregnações que a atravessam; histórias de antepassados, saberes ancestrais, lembranças de viagem, relíquias.
Serpenteia lépida e com grande vazão, abrindo caminhos inexplorados e colocando em contato elementos a princípio distantes ou sem relação entre si. Formando uma espécie de “glossário” de seu trabalho, a artista reúne em uma prateleira vários pequenos frascos contendo fragmentos de pedras, terras, águas e plantas das mais diversas regiões do mundo, guardados por ela própria ou presenteados por amigos. Elementos a princípio desgarrados, que ao serem levados pelo fluxo da artista, se reencontram e ganham identidade e significado.
Desse exuberante universo, borbulham diferentes linguagens. Dentre elas, a instalação Ainda Pulsa. Permeável e aberta a lugares e saberes que é, Conte acumula memórias e relíquias de suas andanças. Na impossibilidade de levar consigo a maior floresta do planeta, traz dela filmagens, sensações e pulsações. Sobre um punhado de terra rente a uma parede, projeta um  enorme vídeo das profundezas da mesma e dispõe também uma enorme impressão em voil, recriando no espaço a atmosfera e a luminosidade amazônica. No local, um neon, com a frase em verde Ainda Pulsa, nos lembra que, ainda que distante geograficamente, a selva ainda está lá, e viva. Cabe à artista, navegadora de mundos incontáveis, trazer até nós a efemeridade de uma exuberância ambiental.
Mas se os rios vão e vem, fluindo rumo a corpos d’água infinitos, a vida em torno dos mesmos cria raízes e se assenta, como bem mostra Conte ao filmar árvores, raízes e rochas. Não para por aí. Em um interessante trabalho escultórico, se valendo de madeira reaproveitada, a artista constrói formas arredondadas e as fixa no chão por meio de estruturas similares a bancos, como quem faz dali o seu lugar. No interior dessas formas, em cavidades, insere pedras, vidros com águas de rios e alguns dos elementos que acumula em seu pequeno mostruário geológico. A lisura da madeira contrasta com a rugosidade das pedras. A fixidez das esculturas contrasta com o cinetismo e a fluidez das águas. Elementos de distintas naturezas, que harmonicamente se complementam, constituindo um todo.
Angella Conte não intervém na natureza: conversa, dialoga e aprende com ela. Como um rio,  contorna as distâncias e os abismos e coloca em contato o que está distante. Mesmo que o referencial esteja ausente, faz questão de trazer algo que o recorde. Seu mundo está em fluxo, e seu trabalho faz questão de lembrar que, no seu imenso respirar, ainda pulsa.

Theo Monteiro

It still pulses, in its immense breath

Reencontro, a 2010 video by Angella Conte, talks about the infamous meeting of the waters - a common phenomenon in several rivers but very striking in the Amazon basin, especially the one in the meeting of the Negro and Solimões rivers, which is the subject of the aforementioned video. It calls attention the fact that those are two bodies of water of absolutely different nature, temperature, flow, turbidity, color, sediments and even living beings, which when merged becomes impregnated of each other, turning into one single thing, and lending its uniqueness one to the other. Nothing will be the same from now on.
Like a river, Angella Conte's poetics, flowing and torrential as it is, does not begin suddenly: it is the result of encounters, exchanges, accumulations and impregnations that cross her; stories of ancestors, ancestral knowledge, travel souvenirs, relics. It snakes swiftly and with great flow, opening unexplored paths and bringing into contact elements that are initially distant or unrelated to each other.
Developing a kind of “glossary” of her work, the artist brings together on a shelf several small jars containing fragments of stones, earth, water and plants from the most diverse regions of the world, kept by herself or given by friends. Elements that were initially lost, when carried by the artist's flow, meet together again and gain identity and meaning.
From this exuberant universe, different languages emerge. Among them, the installation Ainda Pulsa (Still pulses). Permeable and open to places and knowledge as she is, Conte accumulates memories and relics of her wanderings. Unable to take the largest forest on the planet with her, she brings footage, sensations and pulses from it. Above a handful of soil next to a wall, a huge video of the depths of the forest is projected and a huge voile print is displayed, recreating the Amazonian atmosphere and luminosity. Together, a neon sign, with the green phrase Ainda Pulsa (Still pulses), reminds us that despite geographically distant the jungle is still there, and alive. It is up to the artist, navigator of countless worlds, to bring to us the ephemerality of an environmental exuberance.
However, if rivers come and go, flowing towards infinite bodies of water, life around them takes root and settles down, as Conte clearly shows when filming trees, roots and rocks. It does not stop there. In an interesting sculptural work, using recycled wood, the artist builds rounded shapes and fixes them to the floor using structures similar to benches, as someone who makes it her own place. Inside these forms, in cavities, she inserts stones, glass with river water and some of the elements gathered in her small geological display. The smoothness of the wood contrasts with the roughness of the stones. The fixity of the sculptures contrasts with the kinetics and fluidity of the waters. Elements of different natures, which harmoniously complement each other, constituting a whole.
Angella Conte does not intervene in nature: she talks, dialogues and learns from it. Like a river, it contours distances and abysses and brings what the distant into contact. Even if the reference is absent, she brings something that reminds it. Her world is flowing, and her work makes a point of remembering that, in its immense breath, it still pulses.

Theo Monteiro

bottom of page